Goiana em Ação

 

A proposta do Fórum é a de que todos juntos possam buscar um novo modelo de gestão do território. O grupo, composto por empresas, moradores e poder público, é reunido mensalmente para compartilhar informações sobre democracia participativa, gestão sustentável de cidades e desenvolvimento sustentável”.

 

Em 2017, O Fórum de Desenvolvimento Local “Goiana em ação” foi proposto pela Klabin, em conjunto com a Jeep, no município de Goiana, região da Mata Norte Pernambucana. As condições insuficientes de infraestruturas básicas deixam a população em situação de vulnerabilidade, dependentes de investimentos privado em programas e doações.

Assim, o objetivo do Fórum foi construir um espaço para diálogo, onde representantes da comunidade, instituições, empresas e setor público pudessem identificar as necessidades locais e, a partir da análise dos indicadores do IPS, desenhar um plano colaborativo de desenvolvimento para o município. Dessa forma, foram realizados diversos encontros, onde mais de 30 participantes dividiram-se em quatro grupos temáticos: educação, cultura, turismo e emprego e renda, orientados pelas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.